24 de maio de 2011

GREVE DOS PROFESSORES NO ESTADO DO AMAPÁ

MACAPÁ – Pais de alunos de Macapá promovem protesto contra a greve dos professores em Macapá. Nesta manhã, algumas escolas da capital amanheceram com os portões fechados e alunos ficaram sem aula. O movimento vai acontecer amanhã (24) na escola Castelo Branco, no bairro do Trem.
Durante assembléia o sindicato da categoria deflagrou greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (24). O movimento não poderia ser iniciado dias anteriores, por causa dos cumprimentos legais de prazo.
De acordo com a lei, a greve só pode ocorrer 72 horas depois da decisão da categoria. Uma medida para garantir que o governo seja informado da situação. “A segunda-feira acabou virando um dia de folga”, disse a mãe de uma aluna, Rosa Malaquias.
A escola Guanabara, no centro de Macapá, foi uma das poucas que funcionou. Os professores decidiram continuar trabalhando até o dia dois de junho, quando acontece a festa junina do colégio. A programação já havia sido planejada e toda a comunidade escolar está envolvida.
Por enquanto as negociações entre o sindicato e Governo do Estado não avançaram. A reivindicação é de equiparação do piso salarial estadual ao nacional. O ganho real seria de 16%, independente da classificação na tabela de cargos e salários. Além disso, a categoria quer um reajuste salarial na data base, em primeiro de abril, de 6,31% baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
O estado encaminhou um projeto de Lei a Assembléia Legislativa propondo apenas três por cento de aumento para todo o funcionalismo público. Vinte e um deputados votaram a favor

9 comentários:

  1. É NECESSÁRIO ESCLARECER QUE A GREVE DOS PROFESSORES TEM COMO BANDEIRA PRINCIPAL A REVOGAÇÃO DA LEI 1540 DE 12/05/11 QUE RETIROU A GARANTIA DO DIREITO À DATA BASE EM 1º DE ABRIL(CONST.ESTADUAL-ART.42, INC.X) E O ÍNDICE DE CORREÇÃO SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO(LEI 0663/2002). LAMENTAMOS OS TRANSTORNOS QUE A GREVE TRAZ, MAS NÃO PODEMOS CRUZAR OS BRAÇOS E VER NOSSOS DIREITOS SEREM DESRESPEITADOS PELOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom eu coo aluna tbm nao posso fica em casa sem estuda pq v6 professores daqui de macapa ganhao mas do que os professores de outros estados..,. e nois alunos que vamos presta vestibula, enem, como ficamos ...v6 so pensao em v6 proprios nao tao nem ai pros alunos.. ai quando voltao da greve querem que o aluno deia jeito de consegui nota aprender tudo em pouco tempo... pow o salario de v6 ja e o dobroi.. por5% v6 nao vao morre .. voltem pras salas de aula e nao prejudiquem nois alunos

      Excluir
    2. Realmente, escrevendo mal desse jeito, essa menina não pode ficar sem aula!

      Excluir
  2. NAO PODEMOS ESQUECER QUE O ESTADO DO AMAPA E O ESTADO QUE MELHOR PAGA PROFESSORES,E QUEM ESTA SENDO PREJUDICADOS SAO OS ALUNOS,QUE VAO FAZER VESTIBULAR NO FINAL DO ANO,SERA QUE E PERSEGUISAO CONTRA O GOVERNO ATUAL.

    ResponderExcluir
  3. EU SOU CONTRA PORQUE NOSSAS CRIANCAS PRECISAM ESTUDA SE OS PROFESSORES EXIGEM MELHORES SALARIOS TEM QUE OFERECEREM UM BOM ENSINO.

    ResponderExcluir
  4. fala isso o tal de anonimo por que voce nao é um educador, concerteza voce deve ta na teta do governo atual.....

    ResponderExcluir
  5. professor tem que ser reconhecido, todos os humanos pra chegarem a uma profissão ou posiçao profissional e social precisam do professor, mais na hora de pagar um salario melhor, niguem apoia o professor sendo que os filhos ficam maior tempo na escola com o professor durante o dia do que mesmo perto de seus pais,professor quer as perdas salariais que a categoria tem perdido, é um direito adquirido, nao é abuso, e se 5% ou 4% não faz falta na mesa dos contrarios aos professores mais na cesta basica do professor faz falta. professor tem que continuar unido e continuar a greve.

    ResponderExcluir
  6. voces professores,estao certos em buscar "melhorias" para si.Nao que sejamos a favor da greve,pois ela tambem irá nos prejudicar assim como a voces. Tem muitos alunos que nao concordam com a greve,pois alguns poucos professores deixam a desejar na hora de dar aula,e vez ou outra ficamos com cara de pateta, sem entender nada.E, nem si preocupam com nosso aprendizado!!!!Fora isso, estamos juntos a voces. (alunas do estado do Amapa) Vaaamooos la Professores!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá professores, gostaria de saber qual o plano de carreira da classe, sou do Mato Grosso e aqui o salário aumenta conforme o nível de escolaridade (mestrado, doutorado..). Acredito que o salário não aumenta ai, pois vi no edital que não haverá prova de títulos.

    Grata..

    Caros alunos, acordem! Professor não tem vida social, passam a semana inteira preparando aula, corrigindo provas e ministrando aulas, ganham uma merreca para aguentar estudante mal criado gritando e xingando durante a aula inteira. Além disso, se não recebem o que é justo eles tem sim, direito à greve!.

    Att.

    ResponderExcluir